Home Sem categoria Financiamento Para Energia Solar

Financiamento Para Energia Solar

0
financiamento para energia solar

Você já deve ter percebido que, a energia solar tem se tornado um tema presente nas mais diversas rodas de conversas por aí, não é mesmo? Falar sobre o financiamento para energia solar também.

Isso não é nenhuma surpresa, tendo em vista a crescente alta nas contas de luz em todo o Brasil.

Afinal, de tempos em tempos enfrentamos crises hídricas, onde é necessário fazer racionamento de energia em determinadas regiões do país.

E ainda existem os consecutivos aumentos nas contas dos brasileiros.

Então é natural que as pessoas comecem a pensar em soluções para garantir a economia no final do mês.

Nesse sentido, a energia solar é sem dúvida, a opção com melhor custo x benefício.

Com o financiamento para energia solar, essa tem se tornado uma opção cada vez mais acessível ao público.

Isso porque, com a demanda aumentando nesse mercado, aumenta também a oferta de créditos.

E as opções de financiamento para energia solar são as mais variadas.

A verdade é que, por mais que o pagamento a vista possa ser a melhor alternativa, por não contar com o acréscimo de juros, o valor necessário para isso, ainda foge da realidade da maioria dos brasileiros.

Sendo assim, o financiamento parcial ou total desse valor, acaba sendo a maneira encontrada para que essa forma de energia sustentável se torne uma opção real aos mais diversos públicos que buscam economizar no seu dia a dia.

Além disso, é possível encontrar opções onde o valor da parcela fique igual ou menor a economia gerada na conta de luz após a sua instalação.

Ou seja, você não tira nem um real a mais do bolso. Entenda melhor como isso funciona:

Como Funciona o Financiamento Para Energia Solar?

O financiamento para a energia solar está disponível tanto para pessoa física, como jurídica.

E funciona basicamente da mesma forma que qualquer outro tipo de financiamento para adquirir bens como imóveis ou carros, por exemplo.

Antes de qualquer coisa, é preciso que o CPF ou CNPJ em questão passe por uma análise de crédito.

Assim, a instituição poderá se certificar de que não existam restrições ou pendências que possam bloquear o processo.

Após isso, é necessário apresentar um projeto completo para a instalação da energia solar.

Nele devem conter todos os dados e características sobre o imóvel ao qual se destina a instalação, bem como o tipo de sistema escolhido.

Em geral esse processo ocorre de maneira ágil. E é possível que em pouco tempo o dinheiro seja disponibilizado para que a aquisição do sistema seja feita o quanto antes.

As taxas de juros e prazos de pagamentos irão variar de acordo com cada instituição, e levando em conta o perfil da pessoa que está solicitando o crédito.

No entanto, o valor do empréstimo pode chegar a até 100% dos recursos que serão necessários para viabilizar o projeto, e ainda com prazos de até 240 meses para pagar.

Mas isso, eu vou explicar com mais detalhes, no decorrer desse artigo.

Vantagens do Financiamento para Energia Solar

Se você está interessado em adquirir um sistema de energia fotovoltaica para sua casa ou empresa, já deve estar por dentro de todas as vantagens que essa decisão poderá trazer para sua vida, certo? Caso ainda não saiba, clique aqui.

Da mesma forma, essa aquisição por meio de um financiamento para energia solar pode ser muita vantajosa para suas finanças também.

Os motivos, eu listei abaixo, veja só:

1) Solução imediata e benefícios a perder de vista

Se você está com dificuldades para pagar a conta de luz no final do mês, por seus aumentos consecutivos, é provável que não tenha recursos para investir em um sistema de energia solar.

Nesse sentido o financiamento, vem para ajudar você de maneira imediata.

Já que na maioria das vezes o valor é liberado mediante uma rápida análise, e possibilita a aquisição sem que você precise usar recurso próprio.

Ou seja, em questão de semanas você já começa a ver a economia gerada.

Deste modo poderá ficar mais tranquilo ao saber que quando as parcelas do empréstimo forem quitadas, toda essa economia irá direto para o seu bolso.

E isso se dará por muitos anos, tendo em vista que um sistema bem instalado, e com as manutenções feitas de maneira adequada, pode dura pelo menos 25 anos em perfeito funcionamento.

Sendo assim, os benefícios obtidos com essa escolha irão perpetuar na saúde de suas finanças por muito tempo.

2) O próprio sistema paga o empréstimo

Outra vantagem que é muito atrativa para àqueles que querem uma energia limpa e renovável, é o fato de que a própria economia gerada pelo sistema poderá arcar com as parcelas.

Isso porque, é possível chegar a uma parcela que seja paga parcial ou integralmente, pela economia gerada em sua conta de luz, dependendo de algumas variáveis.

Nesse caso, o tipo de sistema que você irá colocar, a capacidade de energia que ele poderá gerar, e outras questões como a taxa de juros, por exemplo, podem influenciar no valor dessa taxa.

Assim, pelo prazo que for determinado no momento do financiamento, você não vai precisar acrescentar um valor a mais para pagá-lo. Apenas continuará arcando com o mesmo valor antes destinado totalmente a conta de energia elétrica.

Contudo, ao final desse prazo, toda essa economia virará recurso para você, e com isso o próprio sistema acabará pagando pelo empréstimo.

3) Prazos estendidos para quitação

Atualmente existem muitas opções de prazos para pagar esse tipo de financiamento.

Eles irão variar de acordo com o perfil da pessoa e da linha crédito escolhida.

Mas a verdade é que facilmente encontramos financiamentos que podem ser pagos em até 240 meses.

O que torna esse investimento muito mais leve e diluído ao longo dos anos.

E por esse motivo, mesmo que a geração de energia solar na sua casa ou estabelecimento não seja suficiente para arcar com o valor total das parcelas, ainda assim esse tipo de empréstimo acaba sendo vantajoso.

4) Carência para começar a pagar

Por mais que um sistema de energia solar seja relativamente fácil e rápido de instalar, após a aprovação do projeto, pode ser que demore um ou dois meses para que a conexão com a rede e instalação esteja totalmente completa.

Isso, é claro, pode variar de acordo com a região e com o tamanho da casa e do sistema escolhido.

Dessa forma, ao adquirir o financiamento você provavelmente teria que pagar as primeiras parcelas antes mesmo de ver a real economia que o sistema vai te trazer.

Porém, a maioria das opções presentes no mercado hoje em dia, oferece carência, que pode variar de 60 até 120 dias ou mais, para você começar a pagar essas parcelas.

Uma ajuda e tanto para quem vai contar com o valor economizado para pagar o empréstimo, não é?

financiamento para energia solar

5) Taxas e prazos

Com a crescente procura por essa demanda, tem crescido também, e muito as opções para financiamento desse tipo de aquisição.

Da mesma forma, as opções com taxas atrativas e longos prazos para quitação, tem sido um diferencial que muitas instituições encontram para atrair a clientela.

Nesse sentido, podemos dizer que instalar um sistema de energia solar, hoje em dia é acessível a um número muito maior de pessoas do que era há alguns anos atrás.

Afinal, é possível encontrar taxas de juros que podem variar entre 0,49% e 5,33% ao mês, dependendo da análise de alguns fatores.

Além disso, os prazos também podem ajudar muito para que os valores das parcelas fiquem ainda menores, chegando até no máximo de 20 anos para a quitação total.

Mas não se engane, quanto maior o prazo estipulado, maior será a taxa de juros que você deverá pagar.

Assim como, financiamentos que contam com um valor de entrada, acabam ganhando margem para negociação e, portanto podem ter suas taxas reduzidas.

Outro fator que vai influenciar essas variáveis é se o empréstimo está sendo feito para pessoa física ou jurídica. E para cada um desses casos o valor total aprovado muda significativamente também.

6) Opções de financiamento disponíveis

Atualmente, é possível encontrar no mercado opções de financiamento oferecidas pelo governo e também por instituições privadas.

Ao todo podemos contar com mais de 60 linhas de crédito. E cada uma delas tem suas particularidades e vantagens.

A verdade é que os incentivos para que um maior número de pessoas tenha acesso a esse tipo de energia tem aumentado muito.

E provavelmente você conseguirá encontrar uma modalidade que se encaixe com o seu perfil e com as suas necessidades.

Bancos e cooperativas de crédito têm expandido suas ofertas e direcionado cada vez mais suas modalidades de empréstimo.

Separando assim, suas linhas por categorias, como empresariais, produtores rurais, pessoas físicas e até mesmo para indústrias.

Com isso, as especificações para cada público já ficam muito bem definidas e preestabelecidas, facilitando assim a procura e o entendimento de cada um deles.

Entre as instituições financeiras públicas que oferecem linhas de crédito para financiamento da energia solar temos:

  • Banco do Brasil,
  • Caixa Econômica,
  • BNDS,
  • Banco da Amazônia e
  • Banco do Nordeste.

Além de programas estaduais que variam de acordo com cada região do país.

Já entre os bancos particulares, podemos encontrar:

  • Santander,
  • Bradesco,
  • Banco BV,
  • Banco Losango,
  • Entre outros.

Além de algumas cooperativas, que também acrescentaram esse tipo de financiamento a sua cartela de opções financeiras. Entre elas estão:

  • Sicredi,
  • Unicred,
  • CredCrea e
  • Sicoob.

Outra opção que vem aparecendo também nesse setor são as fintechs, que oferecem créditos com juros menores do que as instituições financeiras. E todo o processo é feito exclusivamente online.

Nesse último caso, encontramos a Solfácil que já disponibiliza linhas para agricultores, pecuaristas e empreendedores do agronegócio de uma forma geral.

financiamento para energia solar

Conclusão

Já deu para perceber que está cada vez mais fácil e acessível ter o seu próprio sistema de geração de energia solar, certo?

Afinal, por mais que o investimento para isso não seja baixo, podendo girar em torno de R$ 15.000,00 para atender pequenas residências.

As opções e linhas de financiamento disponibilizadas acabam tornando esse sonho mais possível.

E a verdade é que ao analisar os prós e contras de se instalar um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa, é possível perceber que os ganhos financeiros com essa decisão serão enormes.

Por isso, caso você seja um dos milhares de brasileiros que querem fazer parte dessa onda solar, mas que não sabe qual a melhor maneira para fazer esse investimento, eu sugiro que pesquise as opções de financiamento para a sua região e principalmente para o seu perfil.

Tenho certeza que após uma cuidadosa análise, você irá encontrar a melhor linha de crédito que atenda às suas necessidades.

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender melhor como funciona o financiamento para energia solar, e que você não espere mais para adquirir o seu próprio sistema fotovoltaico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here