Grande parte da população brasileira tem voltado suas atenções para opções de energias renováveis e o setor rural também tem estado atento para a energia solar rural.
Isso porque, com a crescente demanda por sistemas fotovoltaicos no país, têm ficado cada vez mais evidente os benefícios que essa escolha pode trazer ao agronegócio.
A prova disso, é que os agricultores e pecuaristas já são o terceiro maior público consumidor desse tipo de sistema no Brasil.
Afinal, com as inovações tecnológicas no campo, e principalmente a automação de diversos processos, o produtor agrícola precisou se tornar mais conectado e, portanto, mais dependente de energia elétrica.
Por isso, de uns anos para cá, a energia solar tem ganhado espaço nesse setor, e vem se tornando forte aliada na geração de economia e aumento de renda das famílias.
E para que você entenda de que maneira um sistema solar rural pode auxiliar o produtor agrícola, é preciso abrir a mente e perceber que a geração desse tipo de energia vai muito além do acender de lâmpadas.
Utilização da Energia Solar Rural
É provável que quando você pense em energia solar, a primeira associação que vem a sua cabeça, é o abastecimento de luz de uma residência.
No entanto, quando falamos do uso dessa energia renovável no meio agrícola, o sistema fotovoltaico ganha outras funções extremamente relevantes. Por exemplo:
1) Consumo doméstico
Vamos começar pelo básico, que é a utilização da energia solar para abastecer a residência, seja ela no perímetro urbano ou rural.
Ou seja, em qualquer um dos casos, ao optar por esse sistema de geração de energia, você vai garantir o completo abastecimento da sua casa, ou fazenda.
Dessa forma, poderá usufruir da energia do sol para o funcionamento de todos os eletrodomésticos da casa, bem como a iluminação dos cômodos.
2) Iluminação de áreas externas
Ao instalar um sistema fotovoltaico em sua propriedade agrícola, você também poderá garantir a iluminação de grandes áreas externas.
Sendo assim, é preciso aliar isso ao uso de lâmpadas com tecnologia led para ter maior eficiência na iluminação.
Após isso, você conseguirá garantir que grandes campos sejam iluminados de maneira adequada, sem que seja necessário um alto investimento para isso.
3) Eletrificação de cercas
Outra demanda que a as propriedades rurais tem, é a utilização de cercas elétricas por todo entorno de sua extensão.
Isso se faz necessário para inibir tentativas de roubos de algumas produções de gados, ou até mesmo a fuga dos rebanhos.
Nesse sentido, a energia solar pode atuar para o bom funcionamento desse tipo de equipamento de proteção.
Garantindo seu desempenho dia e noite, de forma eficiente e colaborando para a segurança do patrimônio e da família, de modo geral.
4) Bombeamento de água
Em propriedades rurais é muito comum que haja a necessidade de bombear água, seja para irrigar plantações, hidratar animais, ou para o seu uso dentro de casa.
E esse processo acontece por meio de uma bomba que capta a água de um reservatório, transferindo-a para o local desejado.
Em outras palavras, essa bomba precisa de energia para funcionar e completar todo o percurso, e aí entra a energia solar.
Ou seja, graças à energia gerada pelo efeito fotovoltaico, esse bombeamento ocorrerá de forma contínua, sem a necessidade outros equipamentos como baterias, por exemplo.
5) Dessalinização de águas
Em regiões rurais mais remotas, é possível que haja carência de água potável.
E ao longo dos anos, algumas maneiras para retirar o sal da água e deixá-la própria para o consumo, tem sido eficientes.
Nesse caso, a energia solar pode ajudar, já que para esse processo serão necessários coletores e evaporadores que mantenham a temperatura da água até o ponto da sua dessalinização.
Para isso, o recipiente evaporador e condensador, precisa de uma resistência elétrica que será alimentada pelos módulos fotovoltaicos da propriedade.
Contribuindo assim, para que comunidades inteiras possam ter acesso a água potável, sem grandes investimentos relacionados a energia elétrica.
6) Estufas com aquecimento solar
Já imaginou ter no seu agronegócio uma estufa que seja autossuficiente no que diz respeito a geração de energia?
Isso é possível, se você optar por um sistema de energia solar em sua propriedade, colocando painéis fotovoltaicos também na sua estufa.
Sendo assim, a energia gerada pelo sol e transmitida à estufa por meios desses painéis, seria necessária para manter a temperatura ideal constante durante o ano todo.
Com isso, você além de economizar, poderá contribuir para a redução do impacto ambiental na agricultura.
Já deu para perceber como a energia solar pode ser utilizada nas mais diversas áreas do meio rural, certo?
E dependendo do ramo de atuação do produtor, é possível encontrar ainda mais utilizações para esse sistema.
Mas se você ainda está dúvida, se investir em um sistema de energia fotovoltaico é uma boa ideia, separei algumas vantagens que essa decisão poderá te trazer.
Vantagens da energia solar rural
Você já deve ter visto por aí que a energia solar é muito benéfica, ainda mais economicamente, mas existem outras vantagens que devem ser levadas em consideração.
Redução de custos
Acredito que a primeira grande vantagem ao optar por um sistema de energia fotovoltaica, é a redução de custos que você terá em sua propriedade.
Afinal, sabemos que no campo os gastos com energia elétrica são ainda mais altos do que em áreas urbanas.
Nesse sentido, fazer uso de uma energia renovável e inesgotável, com certeza irá trazer uma redução significativa nos custos das suas produções.
Gera maior competitividade
Uma vez que você consiga diminuir os investimentos em suas produções agrícolas, será possível também praticar valores mais competitivos para o mercado.
Ou seja, com um custo menor de energia na produção, você passa a vender suas mercadorias por um preço mais baixo.
Dessa forma poderá ganhar concorrências, ampliar a sua presença no mercado local e ainda aumentar a sua produtividade.
Autonomia na geração de energia
Em algumas zonas rurais, é possível que a energia elétrica oferecida pelas redes de abastecimento não sejam muito confiáveis.
A verdade é que pode ser muito comum que haja interrupções no fornecimento, comprometendo assim a produção agrícola daquela região.
Por esse motivo, instalar um sistema de energia solar na sua propriedade poderá te dar uma autonomia de produção nunca adquirida antes.
Isso porque, a geração de energia irá garantir que você produza dia e noite, de forma contínua, sem depender do fornecimento externo de sua rede.
Agrega valor a sua produção
Hoje em dia, todas as empresas precisam mostrar aos clientes que tem responsabilidade ambiental, e a tendência é que isso aumente cada vez mais.
Sendo assim, ao fazer uso da energia solar, além dos inúmeros ganhos econômicos, você também poderá agregar valor a sua produção.
Afinal, a sua imagem passará a ser associada ao cuidado e proteção com o meio ambiente, já que os impactos desse tipo de geração de energia são quase nulos à natureza.
Por isso, seu produto acaba ganhando um valor incalculável, e sua percepção perante o consumidor será de uma empresa ambientalmente responsável.
Ganhando assim maior visibilidade e participação em um mercado cada vez mais competitivo.
Viu só, como a produção rural só tem a ganhar optando por um sistema de energia fotovoltaica?
Contudo, você deve estar imaginando que o investimento inicial para implantar esse tipo de sistema é alto, e que talvez esse seja um fator decisivo que impossibilite essa aquisição.
Energia solar rural para todos
A verdade é que a energia solar pode ter sim um alto valor de investimento, ainda mais em se tratando da zona rural, onde as propriedades geralmente têm grandes terrenos.
Porém, hoje em dia existem diversas opções de créditos e financiamentos voltados exclusivamente para o produtor rural.
Onde é possível encontrar taxas de juros atraentes, e ainda parcelas que sejam pagas com a própria economia gerada pelo sistema.
Além disso, algumas instituições financeiras oferecem até 100% do valor necessário para a compra e instalação da energia solar, em seus empréstimos.
Assim como, parcelas a perder de vista, podendo ser diluídas em até 20 anos. Dependendo do tipo de crédito adquirido e também do seu perfil.
Por isso, podemos afirmar que cada vez mais, a energia solar tem se tornado acessível aos mais diversos públicos no Brasil.
E eu tenho certeza que você irá encontrar a maneira que melhor se encaixe ao seu tipo de produção e condições financeiras.
Opções de energia solar rural
Outro fator a levar em consideração, é que atualmente existem algumas opções para quem deseja adquirir energia solar na zona rural.
Antes de tudo você precisa entender que há no mercado três tipos de geração de energia solar, e cada uma tem suas particularidades para atender as necessidades do consumidor.
Veja aqui alguns detalhes dessas opções:
On-Grid
O primeiro é a energia On-Grid, que nada mais é do que um sistema conectado a sua distribuidora de energia elétrica local.
Nesse tipo de sistema, a energia gerada pelo sol é enviada diretamente para a rede, que cuida do abastecimento da sua residência durante a noite, quando as placas não são alimentadas.
Off-Grid
O segundo tipo é o Off-Grid, que em geral é o mais utilizado em lugares remotos, pois não dependem da rede de abastecimento elétrico.
Nessa modalidade, a energia gerada pelas placas é enviada diretamente para sua casa, e o excedente é armazenado em baterias, que garantem a alimentação do sistema no período noturno.
Híbrido
Já o sistema Híbrido, opera com as duas formas acima mencionadas, o que te assegura a energia no caso de um apagão, por exemplo. Caso queria saber mais a respeito, clique aqui.
Porém, para saber qual tipo de geração de energia solar se enquadra em suas necessidades, é necessário fazer um projeto personalizado, só assim você terá ideia de qual opção é a melhor para você.
Placas solares x espaço
Com relação às placas fotovoltaicas, além da tradicional instalação nos telhados das residências, há também outras formas de proporcionar esse tipo de geração de energia em sua propriedade.
Como por exemplo, em campos abertos, livres de sombras e onde a incidência do sol é predominante na maior parte do dia.
Nesse caso, é possível fazer a instalação das placas no chão mesmo, analisando apenas a inclinação necessária para que o aproveitamento seja o melhor.
Mas se você não tem espaço ou não quer colocar todos esses equipamentos na sua propriedade, você pode ainda optar pela geração compartilhada.
Essa modalidade permite que vários consumidores façam uso da energia solar gerada em um mesmo local, por meio de uma espécie de cooperativa.
Com isso, vários produtores de uma mesma região podem alugar ou comprar um lote de uma usina ou fazenda solar.
Dessa forma, essas fazendas solares, que são grandes áreas descampadas de uma região rural, ganham às vezes, centenas de placas fotovoltaicas que podem gerar energia em alta demanda.
Proporcionando assim uma alternativa àqueles produtores que querem usufruir desse tipo de geração de energia, pagando por uma cota que atenda à sua necessidades.
Sem contar que, caso você não use toda a energia contratada, ainda há a possibilidade de você alugá-la ou vendê-la, lucrando ainda mais.
O fato é que a cada dia surgem novidades nesse meio, e principalmente mais incentivos, seja do governo ou de empresas privadas, para que produtores rurais possam aderir a esse tipo de geração de energia limpa.
E se você também quer usufruir da energia solar rural, tenho certeza que irá encontrar uma maneira de adquirir esse sistema.