Se você está pensando em instalar um sistema de energia solar residencial, deve estar se perguntando se essa troca realmente vale a pena, certo?
Nesse artigo eu eu quero te mostrar que sim, vale muito a pena ter um sistema de energia solar em casa!
Até o final desse artigo você vai conhecer alguns motivos que com certeza vão te convencer.
Isso porque são inúmeros os motivos pelos quais usufruir de um sistema fotovoltaico pode ser muito vantajoso.
Porém antes disso, é necessário que você entenda basicamente como funciona esse tipo de geração de energia e o que é fundamental para que a sua residência faça uso dela.
Primeiramente, vou começar explicando que hoje existem três maneiras de captar a energia do sol e transformá-la em energia elétrica para sua casa.
São elas:
- On-Grid,
- Off-Grid e
- Híbrido.
Entenda melhor a seguir:
On-Grid
É o sistema conectado a rede de abastecimento da sua região.
Através dessa tecnologia, toda a energia gerada é enviada diretamente para a distribuidora, que se encarrega de garantir que a noite, quando não há incidência do sol, sua casa não fique no escuro.
Off-Grid
Essa modalidade é independente da distribuidora de energia.
Aqui, a energia solar é captada e direcionada para sua casa.
Além disso, todo o excedente da energia solar residencial é armazenado em baterias, para que assim você esteja garantido em épocas de pouco sol, ou mesmo à noite.
Híbrido
Já o sistema híbrido é o que atua com as duas modalidades (On-Grid e Off-Grid), de forma paralela.
Ele é mais indicado para empresas e hospitais que não podem ficar a mercê de um apagão da rede distribuidora, por exemplo.
Sendo assim, para instalar energia solar residencial, provavelmente um dos dois primeiros sistemas mencionados será o mais apropriado.
Prevalecendo ainda o On-Grid, que não precisa de nenhum espaço a mais para acomodar as baterias.
Mesmo assim, essa análise deverá ser feita por um profissional que entenderá qual a melhor maneira de suprir as necessidades da sua família, indicando assim a modalidade mais adequada para sua casa.
Agora, é importante também que você tenha conhecimento de quais equipamentos são necessários para que o seu sistema solar residencial funcione plenamente.
Equipamentos para a Energia Solar Residencial
Para que a geração de energia solar residencial ocorra como o esperado, você irá precisar adquirir um kit contendo todos os equipamentos fundamentais.
1) Painéis solares para Energia Solar Residencial
Eles serão responsáveis por captar os raios do sol, e mesmo em dias nublados eles desempenham esse papel.
2) Inversor
Equipamento utilizado para converter a energia contínua captada em energia alternada, que é o tipo de energia que alimenta nossa casa, e nossos aparelhos eletrônicos.
3) Medidor Bidirecional
Componente do sistema designado para medir a energia inserida na rede elétrica.
4) Caixa de Junção
Funciona como disjuntor, sendo assim o mais importante item de segurança do kit.
5) Cabeamentos
Cabos e conectores específicos para a transmissão correta da energia.
6) Sistema de Monitoramento
Item importante que é responsável por medir e monitorar e geração de energia.
7) Banco de Baterias
Conjunto de baterias, que integra o kit dos sistemas off-grid e híbrido, para armazenar a energia gerada.
8) Controlador de Carga
Utilizado também apenas nos sistemas off-grid e híbrido, que controla o processo de carga e descarga do banco de baterias.
Eu sei que a primeira vista pode parecer que esse kit é muito complexo e requer muito espaço apara armazenamento.
Mas a verdade é que são todos equipamentos simples e que podem ser facilmente acomodados em ambientes pequenos, com exceção das baterias.
Contudo, você não deve se preocupar com isso, pois ao aprovar o projeto com a empresa escolhida, a própria ficará responsável por entregar o sistema completo e funcionando para você.
Agora que você já está por dentro de como funciona, e do que é preciso para instalar um sistema de energia solar em sua residência, quero mostrar algumas das vantagens que ele pode proporcionar.
Por que a Energia Solar Residencial Vale a Pena?
Como eu comentei anteriormente, existem muitos motivos que tornam a opção pela energia solar, um bom investimento.
Nesse sentido, separei alguns dos principais para te mostrar. Veja abaixo:
1 – Energia Solar Residencial = Economia na conta de luz
Acredito que o principal motivo que faz a energia solar residencial ganhar cada vez mais adeptos no Brasil, é a economia na conta de luz, ao final do mês.
Isso porque, ao optar pelo sistema de energia renovável, é possível economizar até 95% do que você gasta em casa com a energia elétrica.
Com isso, você pode chegar a pagar apenas o mínimo da conta, reduzindo muito os gastos, principalmente em tempos de consecutivos aumentos.
Além disso, em casos onde a energia gerada excede o necessário para abastecer sua residência, você ainda fica com créditos que podem ser usados em até 60 meses.
2 – Energia Solar Residencial Valoriza o Imóvel
Outro fator que conta muito a favor da instalação de um sistema fotovoltaico é a valorização que ele irá proporcionar ao seu imóvel.
Sendo assim, você não ganha apenas com a economia mensal referente a sua conta de luz, você também ganha e muito, caso queira vender sua casa posteriormente.
Afinal, uma casa que já ofereça ao comprador um sistema completo, bem cuidado e em pleno funcionamento de geração de energia solar, pode ter até 6% do seu valor de mercado acrescido.
Diante disso, o seu imóvel em comparação com outros da região que não tenham esse diferencial, poderá conquistar futuros compradores mais facilmente.
3 – Energia Solar Residencial Requer pouca manutenção
Nesse momento você pode estar pensando que se decidir instalar esse sistema na sua casa, terá um trabalho a mais com a manutenção e os cuidados necessários.
E vamos combinar que já temos muitas tarefas e compromissos que ocupam o nosso dia a dia, para inventar mais uma preocupação, não é mesmo?
No entanto, a verdade é que os equipamentos desse tipo de sistema demandam baixíssima manutenção, e eu te garanto que isso não irá interferir no seu cotidiano.
Pelo fato de serem projetados para áreas externas, todas as peças que compõem o sistema são muito resistentes, já que devem aguentar ventos fortes e até mesmo tempestades.
Por isso, a única manutenção que você deverá fazer, é uma limpeza dos painéis a cada seis ou oito meses.
A limpeza é o que garante que a captação do sol continue sendo eficiente.
4 – Retorno do investimento e durabilidade
Não é segredo que o investimento inicial para implantar um sistema de energia fotovoltaica na sua residência pode ser alto.
Porém, quando você compara o valor investido, com a economia gerada mensalmente, você poderá perceber que terá um retorno rápido.
Levando em consideração a região que você mora, a empresa escolhida para fornecer o serviço, e outras variáveis, é possível que você tenha o retorno desse investimento em pouco mais de seis anos.
Essa conta fica ainda mais atrativa quando você entende que o seu sistema, quando bem instalado e cuidado, deve durar no mínimo 25 anos!
5 – Sem tirar 1 real do bolso
Deixei por último um dos motivos que tem tornado a energia solar cada vez mais acessível no Brasil, e que pode valer muito a pena para você também.
Ainda mais quando falamos de um alto investimento, onde nem sempre quem deseja comprar tem o recurso necessário para isso.
Nesse sentido, várias instituições financeiras públicas e particulares têm oferecido boas opções de financiamento exclusivamente voltadas para aquisição de energia solar.
Em alguns casos, é possível conseguir um empréstimo no valor total do projeto, sem que você tenha que dar nem um real de entrada.
Além disso, algumas taxas de juros são bem reduzidas, a fim de incentivar ainda mais esse tipo de energia renovável.
Sem contar que, dependendo do seu perfil, você poderá diluir as parcelas em até 240 meses, permitindo que a própria economia gerada pelo sistema pague o financiamento.
Ou seja, em alguns casos, optar pela energia solar para sua residência, pode ser viável até mesmo para quem não tem nenhum recurso de investimento inicial.
Viu só como trocar o sistema de geração de energia da sua casa, por uma energia renovável e limpa pode valer muito a pena?
Por isso, não espere mais! Esse é o momento de investir em uma tecnologia que é, sem dúvida, o futuro do mundo.
Afinal, o meio ambiente agradece, e o seu bolso também!