Home Geral Porque Instalar Energia Solar Agora

Porque Instalar Energia Solar Agora

0
Porque Instalar Energia Solar Agora

Quando se trata de geração de energia limpa e sustentável, já entendemos que a energia solar é uma ótima opção. E que traz inúmeros benefícios para quem decide utilizá-la.

Além de muitos ganhos econômicos, ela também auxilia na preservação do meio ambiente, e ainda por cima é uma fonte de energia inesgotável.

Por esses e outros motivos, a energia fotovoltaica tem se popularizado muito no Brasil e cada vez mais vem ganhando novos adeptos.

Estima-se que hoje cerca de 500 mil unidades estão instaladas e em funcionamento, representando 98% da geração distribuída no país.

Porém estamos vivendo um momento de incertezas políticas relacionadas ao tema.

Desde 2019 está em discussão um projeto de lei na câmara, que visa taxar consumidores de energia solar, popularmente conhecida como a taxação do sol.

Com isso, algumas pessoas que estavam decididas a instalar esse sistema em seus imóveis, ficaram um pouco perdidas sobre o que fazer nesse momento.

Afinal um dos principais motivos para adquirir a energia solar hoje, é o fato de conseguir economizar muito com a conta de luz. E caso essa lei saia do papel, essa economia com certeza não será mais tão expressiva.

Por que querem taxar o sol?

De forma simplificada, o motivo de essa taxação estar sendo discutida agora é pelo fato de que, cada vez mais pessoas estão tendo acesso a energia solar e com isso o número de consumidores de energia elétrica das redes de distribuição está cada vez menor.

A conta está começando a não fechar, e os custos das concessionárias de energia, que são altíssimos, estão sendo bancados por uma fatia cada vez menor da população. O que preocupa muito grande parte das distribuidoras.

Além do que, isso gera de tempos em tempos, aumentos desproporcionais na conta de luz de uma forma geral

O fato é que desde 2012 o governo tem oferecido diversos incentivos, como isenção de impostos, por exemplo.

O intuito é popularizar a energia solar no país e tornar o acesso a ela mais amplo a diversas fatias da população.

E isso acabou tornando a aquisição desse sistema uma realidade viável para muitas pessoas, que antes não teriam a menor condição.

Porém agora, o próprio governo entende que esses incentivos não são mais necessários, e que ao invés disso precisam acrescentar essa taxa na conta de quem gera energia solar, para equilibrar a balança.

De forma que todos voltem a pagar um valor expressivo pelos serviços prestados pelas concessionárias de energia do Brasil.

O que dizem os especialistas

As opiniões ainda estão muito divididas em relação a esse assunto.

Algumas pessoas concordam que a taxa é extremamente necessária, enquanto outras acham um absurdo o governo querer acrescentar mais uma taxa na conta do consumidor.

Principalmente levando em consideração que o investimento para a instalação de todo equipamento necessário para o funcionamento da energia solar, saiu do bolso do consumidor.

Investimento esse que não é pouco e que mesmo com os incentivos do governo não fica barato.

Além do fato de que a energia gerada vem de uma fonte inesgotável, gratuita e que é para todos: o sol.

Outro ponto que muitos especialistas levantam é que a maioria dos imóveis que fazem uso dessa tecnologia gera uma quantidade superior a que eles precisam.

Esse excedente é emprestado à distribuidora de energia elétrica da região

Ou seja, de uma forma ou de outra, quem tem a energia solar em funcionamento, ainda está colaborando com o abastecimento de energia geral da região.

Portanto não é justo que sejam taxados.

No entanto, o mais preocupante é que com essa taxa sendo aprovada, o Brasil voltará alguns passos para trás e se tornará um país subdesenvolvido nesse setor.

Já que dessa forma, esse tipo de tecnologia voltará a ser acessível e vantajosa apenas para uma pequena parcela da população.

Freando dessa forma, um avanço que já vinha acontecendo de forma lenta, porém progressiva.

Não podemos negar que essa é uma discussão muito delicada, e que é preciso analisar todos os pontos de vista para tirar alguma conclusão e entender o que a aprovação dessa lei irá significar daqui para frente, se é que isso é possível.

 Mas e então, o que fazer?

A verdade é que enquanto esse projeto de lei não for aprovado, você pode e deve dar continuidade com a aquisição do sistema de energia solar.

Isso porque na lei consta que: os consumidores que já possuírem o sistema instalado em suas casas ou empresas antes da aprovação da mesma serão isentos dessa taxa pelos próximos 25 anos.

Ou seja, a taxação do sol só valerá de imediato, para quem adquirir o sistema após a lei entrar em vigor.

Por esse motivo eu não tenho dúvidas que esse ainda é o momento certo para instalar sua energia fotovoltaica, e tirar proveito de todos os benefícios que ela irá te proporcionar, pelo menos, pelos próximos anos.

Já que o futuro da energia solar no Brasil por enquanto está em suspenso e não temos certeza de que como irá ficar.

Não Espere Mais

Então, se você tem a vontade de trocar a energia da sua casa por um sistema fotovoltaico, essa é a hora.

Após a concepção do projeto e de toda a análise feita no imóvel que irá receber essa tecnologia, a instalação é muito rápida e não demora mais do que três ou quatro dias.

Ainda dá tempo de você fazer essa escolha consciente e econômica que só trará benefícios para sua casa e para o meio ambiente. Não fique de fora.

E você, o que acha desse projeto de lei? Qual a sua opinião com relação às pautas discutidas nele e sua possível aprovação?

Ainda pensa em adquirir um sistema de energia solar para sua casa ou empresa? Compartilhe com a gente aqui nos comentários, eu quero saber sua opinião também.

Espero ter esclarecido qualquer dúvida a respeito dessa PL, e te ajudado a decidir qual caminho seguir nesse momento tão delicado relacionado a energia solar no nosso país. E vamos torcer para que dessa vez escolham o melhor para a população.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here