Atualmente assuntos voltados ao cuidado e preservação do meio ambiente estão cada vez mais em pauta na nossa sociedade.
Há algum tempo estamos adquirindo a consciência de que nossas atitudes, por séculos foram e ainda vem sendo muito nocivas à natureza.
E finalmente estamos começando a pensar em como reverter todos os danos causados.
Bem como, na forma como devemos agir daqui para frente para coexistir de forma harmônica e sustentável.
Com isso, as opções de energias limpas e renováveis vêm ganhando cada vez mais notoriedade e adeptos por todo o mundo.
E em se tratando de um país tropical, a energia solar acaba se tornando uma alternativa bastante interessante para uma parte da população brasileira.
Porém ainda existem muitas questões que rodeiam esse assunto e que colocam em dúvida se essa realmente seria uma boa escolha.
Por essa razão, vamos abordar nesse artigo quais as vantagens e desvantagens da energia solar.
Dessa forma, o intuito é deixar tudo mais claro para que você possa entender se ela é uma opção viável ou não para você.
Vantagens
1 – Energia Renovável
O sistema fotovoltaico tem como matéria prima, a fonte mais abundante e inesgotável de energia: o sol. E por esse motivo é umas das formas de gerar energia mais eficiente e segura do planeta.
Juntamente com o fato de que esse tipo de geração de energia causa zero impacto à natureza, o que a torna a forma mais limpa de energia e menos agressiva ao meio ambiente (juntamente com outras opções de energias renováveis).
2 – Economia
A primeira vista já é possível economizar até 95% dos gastos com a conta de luz da sua casa ou empresa, ao escolher a energia solar, dessa forma você pode passar a pagar apenas a taxa mínima da sua conta.
E na maioria das vezes, dependendo da incidência do sol, quando a energia gerada é maior do que a consumida, ela pode ser revertida em créditos energéticos.
Isso se você optar por um sistema conectado à rede.
3 – Valoriza seu Imóvel
Além de toda a economia citada acima, você ainda pode ver a vantagem de ter feito essa escolha, caso tenha que vender seu imóvel.
Já que ele provavelmente irá valorizar em torno de 4% a 6% se tiver um sistema de energia fotovoltaica em pleno funcionamento. E esse valor ainda pode chegar a 30% em casos de imóveis sustentáveis certificados.
Portanto, caso precise passar adiante a propriedade poderá ter lucros superiores ao previsto.
4 – Sem Ruídos
Você pode estar pensando que um sistema de geração de energia deve ser barulhento e causar incômodo para você ou seus vizinhos.
Contudo, você não precisa se preocupar com isso.
Esse tipo de sistema faz uso de um processo químico e não mecânico, tornando a geração de energia 100% silenciosa.
5 – Vida Útil
Embora o investimento inicial para implantação de energia solar seja alto (eu vou falar sobre isso mais para frente), ele acaba se tornando bastante vantajoso.
Isso porque o tempo de vida útil do sistema atualmente gira em torno de 25 anos ou mais.
Ou seja, durante todo esse tempo você irá fazer uma economia gigantesca, sem precisar se preocupar em trocar ou atualizar o sistema. Sem contar que esse investimento inicial geralmente se paga em 6 ou 7 anos e partir daí, toda economia é lucro.
6 – Pouca Manutenção
Outra vantagem que deve ser levada em conta é a baixa ou quase inexistente manutenção que o sistema de energia fotovoltaica precisa.
Quando bem planejado e instalado, você provavelmente só irá precisar fazer a limpeza das placas a cada seis meses.
Ou com intervalos até maiores já que cada módulo contém uma película antiaderente.
Isso evita o acúmulo de sujeiras, mantendo o equipamento limpo e íntegro por muito mais tempo.
7 – Fácil Instalação
Sei que pode parecer que instalar um sistema de energia solar deve ser algo extremamente trabalhoso e que leva um tempão para finalizar.
Porém na verdade é bem mais simples do que você imagina.
Geralmente as placas são instaladas nas estruturas já existentes da casa, e uma vez tendo todo o sistema instalado, verificado e configurado, ele já entra em funcionamento.
E acredite, todo esse processo em geral, leva cerca de 3 a 4 dias. Após esse período ele já está pronto para uso.
As vantagens de ter um sistema de energia solar instalado em casa são inúmeras.
E eu não tenho dúvidas de que existam ainda outros motivos que tornam essa, uma opção super favorável e adequada a qualquer pessoa.
Porém existem alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de tomar essa decisão, e eu vou mostrar alguns deles.
Desvantagens
1 – Alto Investimento Inicial
Acredito que hoje a principal dificuldade para quem quer adquirir um sistema de energia solar, é o alto valor que deverá investir inicialmente.
Contudo, levando em consideração todas as variáveis que podem alterar esse valor, como distância, condição do local de instalação, altura do telhado, bem como sua estrutura e tamanho, é possível que o investimento fique próximo ao valor de um carro popular.
E isso acaba se tornando inacessível para grande parte da população.
Mas tenha calma, já existem diversas linhas de financiamento específicas para adquirir esse tipo de energia.
Elas possuem juros razoáveis.
E no final das contas você poderá pagar o mesmo valor de parcela que você já paga na conta de luz.
2 – Alteração do Imóvel
Hoje em dia muitas casas novas já têm em seus projetos soluções para integrar a energia solar.
E até mesmo as inclinações e direções do telhado são pensadas para a melhor absorção dos raios de sol.
Porém, em se tratando de imóveis mais antigos, uma análise mais cautelosa de profissionais, deverá ser feita para a implementação do sistema.
Dessa forma, a estética da casa deverá sofrer algumas alterações.
E é preciso levar isso em consideração antes de tomar qualquer decisão.
3 – Abastecimento Descontínuo
Outro fator a ser observado é que o abastecimento de energia na residência será descontinuado a noite, juntamente com a ausência do sol.
Da mesma forma que dias nublados e chuvosos acabam interferindo também na captação de energia.
Porém isso pode ser resolvido com baterias que acumulam o que foi gerado durante o dia e não foi consumido.
Bem como, revertido em créditos energéticos, dependendo do tipo de sistema que você escolher.
Conclusão
Entre vantagens e desvantagens, a verdade é que não podemos negar que a energia fotovoltaica, é uma opção extremamente viável em termos de clima e condições tropicais do nosso país.
E embora ainda tenha um investimento inicial alto, a tendência é que isso vá diminuindo com o passar do tempo e o avanço de novas tecnologias.
Sem contar os incentivos do governo com os financiamentos direcionados, ampliando razoavelmente as possibilidades para diversas pessoas.
Agora que você já está ciente de todos os pontos positivos e negativos.
Caso tenha ficado ainda mais interessado em fazer uso desse tipo de energia, eu sugiro que pesquise bastante a respeito do mercado na sua região em busca da melhor alternativa para você.
Faça alguns orçamentos e escute diversos profissionais antes de bater o martelo. Isso será crucial para você escolher produtos e serviços de qualidade e que irão atender às suas necessidades e expectativas.
Ah e uma última dica que eu quero te dar é: pense nisso como um investimento de longo prazo.
Você pode até ter que investir um pouco mais agora, mas a economia que fará lá na frente irá compensar tudo. Sem contar os ganhos ambientais com os quais você vai colaborar. Acredite, você e as próximas gerações irão colher bons frutos dessa decisão.